quinta-feira, 19 de novembro de 2009

OnLive



OnLive é uma plataforma de Vídeo sob demanda de games anunciada na Game Developers Conference em 2009.

Funcionamento

O serviço é um equivalente ao "computação em nuvem": o jogo é sincronizado, renderizado e armazenado em um servidor remoto e então entregue online. O serviço foi anunciado como sendo compatível com qualquer PC rodando Windows XP ou Windows Vista, ou Mac utilizando OS X. Um computador modesto, que tenha requisitos mínimos para reprodução de vídeos, poderá ser usado para jogar qualquer título desde que este esteja disponível no servidor Onlive. Por essa razão, o serviço é visto como um forte competidor no mercado de consoles. No entanto, a Engadget comunica que "conexões de banda larga de 1.5 Mbps permitirão imagens de qualidade equivalente ao Wii, enquanto 4-5 Mbps são requeridas para resolução de alta definição".

Empresas que irão contribuir com a plataforma

Foi anunciado que Eletronic Arts, Take-Two, Ubisoft, Epic Games, Atari, Codemasters, THQ, Warner Bros, 2D Boy e Eidos Interactive estão inscritos para fornecer seus jogos para PC no serviço. Dezesseis títulos de jogos já estão atualmente disponíveis no site. O serviço atualmente está em fase fechada de teste beta, com planos de fornecer um teste aberto durante o verão de 2009. O serviço está planejado para ser lançado no inverno de 2009, nos Estados Unidos. Não há previsão ainda para lançamento no Brasil.

Consoles

A OnLive disponibilizará o "MicroConsole", que poderá ser conectado em um televisor e diretamente com os servidores, para que seja possível usar os serviços sem a necessidade de um computador. Steve Perlman também sugeriu que chips de compressão poderão ser integrados em Set-Top boxes e outros eletrônicos comuns, para fornecer o serviço. O MicroConsole suportará 4 controles sem fio e 4 headsets Bluetooth. Também terá conexões USB para teclado e mouse.

Ceticismo

Após o anúncio da tecnologia, muitos jornalistas da área expressaram seu ceticismo a respeito do funcionamento do serviço OnLive. Muitos relataram isso à qualidade do serviço em condições reais, tanto no hardware requerido pelos centros de servidor para renderizar e comprimir o vídeo, como no impacto em conexões de banda larga comerciais na sua "entrega". Durante a GDC 2009, que ocorreu em São Francisco, o serviço estava a apenas 80 quilômetros do centro de dados de Santa Clara. Os testes fechados também abrangeram apenas algumas centenas de usuários no sistema.
Matt Peckham, da PC World, definiu que seria tecnicamente difícil transferir a imensa quantidade de dados que um jogo em alta definição precisaria; depois, ele mencionou que o OnLive precisaria de uma "banda larga determinista". Fornecendo uma "garantida, não-compartilhada, não-interrupta velocidade", mas a "banda larga ainda não está nesse ponto, nem ISPs que ofereçam essas garantias de performance". Também referiu-se ao fato de que nenhum dos jogos a ser comprado realmente seria propriedade do usuário. Até o momento, nenhum teste em larga escala tem sido feito, portanto ainda é obscuro onde ele poderia funcionar se instalado.
Entrevistado pela BBC, Steve Perlman respondeu ao ceticismo dizendo que o OnLive teria desenvolvido uma tecnologia própria de compressão, fazendo o serviço possível. "Ao invés de lutarmos contra a internet... e enviarmos pacotes atrasados ou fora de ordem, nós desenvolvemos um algoritmo que aceita essas características", ele explicou.
Cevat Yerli, o CEO da Crytek, pesquisou um método para "streaming" de jogos, mas concluiu que isso não seria viável até 2013. Yerli deixou claro que a Crytek não está diretamente envolvida com a OnLive, e que não tem nenhuma experiência pessoal usando o serviço. Antes disso, a Eletronic Arts, "editor" do Crysis Warhead, da Crytek, possui uma parceria com a OnLive e testou e apoiou a tecnologia OnLive.
A respeito disso, Yerli afirmou, "Quero ver por eu mesmo. Não quero dizer que é bom ou é um fiasco. Espero que funcione para eles porque isso melhoraria a vida de gamers. A tecnologia de renderização baseada em vídeo não é realmente um conceito muito novo, mas eles poderão fazer coisas que não foram feitas ainda, então será algo interessante para ver".

Nenhum comentário:

Postar um comentário