quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Odyssey²



Odyssey² foi um videogame fabricado pela Magnavox e lançado no mercado em 1981 pela Philips. O produto chegou no Brasil em maio de 1983. Contudo, devido ao fato da primeira versão do Odyssey² não ter sido lançada no Brasil, a Philips optou por chamá-lo apenas de "Odyssey", fato que ainda gera confusão entre jogadores brasileiros e os dos demais países do mundo, onde o videogame manteve seu nome oficial.

História

Depois do relativo sucesso de suas plataformas Pong, a Magnavox resolveu dar seguimento ao seu Odyssey e lançar a sua segunda geração de consoles. A Magnavox estava voltada para o desenvolvimento do Odyssey² desde o Odyssey 4000 e agora seus esforços se concretizavam no novíssimo Odyssey² (1978).
Pode-se dizer que, pelo menos na Europa e nos EUA, o Odyssey² foi popular. Não vendeu tanto como o Atari 2600 ou o Mattel Intellivision, ficando com o terceiro lugar. Um diferencial era seu teclado "embutido", que permitia uma gama de jogos diferentes dos lançados pela Atari.
Em termos de mercado o Odyssey² não chegou a competir diretamente com o Atari 2600 ou o Intellivision, pois ambos tiveram um marketing mais elaborado e com um suporte de jogos melhor do que o do Odyssey², embora a plataforma tenha conseguido um grande número de fãs no Brasil. Outro fato que contribuiu para maior disseminação de outras plataformas foi a grande pirataria e produtos copiados — jogos, cartuchos e consoles — o que não aconteceu com o Odyssey.

Outras denominações para o mesmo jogo

Magnavox Odyssey² na América do Norte.
Philips Videopac G7000 na Europa.
Philips Odyssey no Brasil.
Kōton Odyssey² no Japão.

Propriedades Técnicas

Processador: Intel 8048; clock: 1.79 Mhz.
Memória RAM: 256 bytes; 64 bytes no processador
Memória de vídeo(VRAM): 256 bytes
Gráficos: Intel 8244 custom Audio/Video IC; 16 cores possíveis; 4 sprites suportados;
Som: Intel 8244 custom Audio/Video IC
Resolution: 280x192
Sprites: 4
Sound: 1-channel mono
Game Media: 2K programmable game card

Nenhum comentário:

Postar um comentário