quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Atari 7800



Atari 7800 é um console de videogame lançado pela Atari em junho de 1986 (um teste de mercado ocorreu dois anos antes). Foi desenvolvido para substituir o Atari 5200, que foi um fracasso de mercado, e restabelecer a supremacia da Atari em relação a Intellivision e ColecoVision.
O Atari 7800, foi projetado para fazer frente aos recentes rivais do fracassado Atari 5200, O Nintendo Entertainment System(NES) e o Sega Master System. Com um processador trabalhando em uma velocidade superior aos rivais, e com um processador de áudio de dois canais separados, o Atari 7800 possuía um desempenho superior em velocidade ao NES e gráficos e sons de qualidade similiar ao Sega Master System.
Porém, o que decretou o fracasso do Atari 7800, mesmo sendo superior aos concorrentes, foi o baixissímo acervo de jogos, uma vez que a maior parte das Software House de sucesso da época, como: Taito, Namco, Capcom e a própria Activision, responsável pelos maiores sucessos da Atari a época do Atari 2600, já possuíam contrato de exclusividade com a Nintendo.

Curiosidade no Brasil

O que pouca gente sabe é que o Atari 7800 quase foi lançado no Brasil. O Grupo Gradiente, detentor dos direitos sob a marca Atari no Brasil a época do lançamento, chegou a renovar os direitos sob a marca para a produção do Atari 7800, porém, receosa dos recentes fracassos com o Atari 5200, que nem chegou a ser fabricado no Brasil em detrimento do aumento da produção do Atari 2600, que teve vida bastante longa no Brasil, e se devendo também ao baixissímo sucesso do 5200 nos EUA e Europa, optou por não renovar a detenção da marca Atari e não produzir o novo console Atari 7800, optando por produzir o Phantom System, clone do NES que era fenômeno em todo mundo e produzir jogos licenciados pela Nintendo no Brasil. Porém, com toda a linha de montagem já pronta para produzir o Atari 7800 a opção foi manter a carcaça do Atari 7800 com todo o Hardware Nintendo adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário